top of page

Covid-19: Perda do Olfato

  • Foto do escritor: Aline Mendonça
    Aline Mendonça
  • 26 de ago. de 2020
  • 1 min de leitura

Ter alteração na percepção de cheiros e gostos é um sintoma muito frequente na infecção pelo Covid. Neste período de pandemia toda perda súbita do olfato deve ser investigada com realização de exames para covid.


A boa notícia é que até 90% dos pacientes com anosmia (como chamamos a perda do olfato) voltam a sentir cheiro em até 4 semanas.


O treinamento olfatório pode ser iniciado desde o momento em que o paciente percebe a alteração e até mesmo para os que estão tendo dificuldade de recuperar o sentido do cheiro depois de um período mais longo.


O treinamento consiste em cheirar diversas substâncias: café, cravo, mel, vinagre, pasta de dente de menta, essência de baunilha, suco de tangerina concentrado. O produto deve ser cheirado por 20 segundos, 2 vezes por dias.


Para bons resultados é necessário paciência, é um treinamento longo, deve ser feito por 3 meses e a constância é fundamental!


Outra dica é evitar odores que causem ardência no nariz (por exemplo: vick), pois podem causar lesão à olfação.


Além do treinamento caseiro algumas medicações podem ser iniciadas dependendo da fase em que o paciente se encontra. Portanto, se tiver perda de olfato consulte o otorrino!


 
 
 

Comments


@dra.alinemendonca

  • Instagram
bottom of page