Disfunção de ATM e sintomas do ouvido
- Aline Mendonça
- 17 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
A Articulação Temporomandibular (ATM) é essencial para a realização dos movimentos da mandíbula como abertura e fechamento da boca. Atua nas funções de mastigar, engolir, falar e respirar.
Pacientes com disfunção de ATM podem ter sintomas otológicos como dor ou pressão nos ouvidos, audição abafada, zumbido, sensibilidade a sons e vertigem – mesmo com o ouvido normal!
A ATM é a “parede da frente” do ouvido e devido a esta proximidade anatômica e pela forma como são inervados os músculos da mastigação e estruturas da orelha, estes sintomas podem estar presentes.
Outros sintomas que podem estar associados são cliques e crepitações aos movimentos da mandíbula, como ao abrir a boca; limitação de movimentos, mandíbula travar com a boca aberta ou fechada; cefaleia; dor na musculatura da face e do pescoço.
Bruxismo, depressão, síndrome do intestino irritável e fadiga crônica são comorbidades que podem estar associadas à disfunção de ATM.
Algumas medidas que podem ser feitas para alívio dos sintomas são: higiene do sono, baixo consumo de cafeína, evitar cerrar os dentes com força, não roer unhas, não mascar chiclete excessivamente e calor local.
Quando atribuímos os sintomas otológicos a disfunção de ATM, iniciamos com medidas de analgesia e fisioterapia quando necessário. 90% dos pacientes tem resultado satisfatório com tratamento conservador.

Comments